17/11/2016

Festivais Riot Grrrl

Existem vários festivais de música, arte e comédia ao redor do mundo com bandas e artistas feministas que difundem as ideias do movimento Riot Grrrl. Listamos alguns deles a seguir:

LADYFEST



O Ladyfest é um festival de música e arte voltado para artistas feministas que ocorre em vários países ao redor do mundo há 16 anos. Cada edição do festival pode ser diferente, mas geralmente apresenta uma combinação de bandas, grupos musicais, artistas, escritores, filmes, palestras, exibições de arte e workshops - que variam entre temas como serigrafia, carpintaria, stop-motion e crochê. Todas as edições são organizadas por voluntários e o dinheiro arrecadado é doado para organizações não governamentais.

O primeiro Ladyfest aconteceu na cidade de Olympia, nos EUA, em agosto de 2000, e contou com a participação de bandas riot grrrl como Sleater-Kinney e Bratmobile, entre muitas outras. A primeira edição brasileira ocorreu em São Paulo, em 2004, e contou com bandas, workshops, exposições e exibições de vídeos. O Ladyfest também inspirou o surgimento de eventos como o LaD.I.Y.fest em Berlim, o Grrl Fest em Melbourne, e o Grrl Fair na Califónia, EUA.

Sleater-Kinney no Ladyfest Olympia 2000. Créditos: fuckyeahgrrrlrock.

Ladyfest Bruxelas 2012. Créditos: Echopublishing

Ladyfest Baltimore 2014. Créditos: Josh Sisk

Ladyfest Baltimore 2014. Créditos: Josh Sisk
Ladyfest Baltimore 2014. Créditos: Bora Chung

HARD GRRRLS



O Hard Grrrls era um site sobre cultura punk rock feminista que surgiu nos anos 2000 e ficou ativo até 2006. Inicialmente, o site listava bandas femininas e músicas para download, mas logo virou um coletivo, com colunas, entrevistas com as bandas, e passou a falar sobre outras artistas mulheres em geral.

Em 2004, o site se transformou em festival, com várias edições em São Paulo, e até em outras cidades como Piracicaba, Curitiba e Belo Horizonte, com debates, exposições e shows de bandas. Depois de alguns anos sem acontecer, o Hard Grrrls teve uma nova edição em 2016, e com o sucesso do evento, a organização pretende continuar com várias outras edições. A idealizadora Lúcia Ellen e a antiga colunista do site Hard Grrrls, Pryka Almedira, agora colaboram para a revista mensal AzMina.

Festival Hard Grrrls 2016. Créditos: Vice

Festival Hard Grrrls 2016. Créditos: Vice

Festival Hard Grrrls 2016. Créditos: Vice

Festival Hard Grrrls 2016. Créditos: Vice

Festival Hard Grrrls 2016. Créditos: Vice

3. LAUGH RIOT GRRRL



O Laugh Riot Grrrl é um festival de comédia que acontece todos os anos no Tao Comedy Studio, em Los Angeles, para riot grrrls e boys que apoiam a causa feminista. O festival foi inspirado pelo movimento riot grrrl e tem a ideologia de encorajar mais grrrls a fazer comédia stand up, improvisação, open mic etc., e a apoiar grrrls (e boys) que o fazem, como também a criar espaços seguros para mulheres neste meio. Com o objetivo de criar uma revolução através da comédia, o festival oferece também workshops sobre stand up, improvisação e meditação, entre outros.

Imagens do Laugh Riot Grrrl Festival 2015. Créditos: @laughriotgrrrl

Nenhum comentário:

Postar um comentário