25/08/2016

GIRLS TO THE FRONT!

PORQUE eu acredito com o todomeucoraçãocabeçacorpo que garotas constituem uma força revolucionária que podem, e irão, mudar o mundo de verdade.


Olá! Somos três estudantes de Design de Moda e criamos o blog para compartilhar informações sobre o movimento Riot Grrrl, como parte do Projeto Integrador do terceiro módulo da faculdade. Pretendemos divulgar aqui informações sobre o movimento como representação cultural e comportamental, discutir sobre a estética, as bandas, as zines, os festivais, e as suas influências que reverberam até hoje. Além disso, pretendemos mostrar pesquisas de moda e de tendências inspiradas nas riot grrrls.

Para começar, vamos fazer uma breve apresentação dessa subcultura que escolhemos:


O Riot Grrrl foi um movimento feminista underground de punk rock originário em Washington, DC, e na região do Noroeste Pacífico norte-americano, no início da década de 1990. O movimento era alimentado pela raiva contra a misoginia presente nas notícias nacionais e nas cenas musicais. As riot grrrls buscavam dar voz às mulheres dentro de uma cena punk machista, dominada por homens que não as consideravam capazes de tocar instrumentos “masculinos”, como guitarra, baixo e bateria, deixando-as relegadas a papéis de namoradas, groupies ou cantoras de fundo. O Riot Grrrl incentivava as mulheres e garotas a iniciarem as suas próprias bandas de punk rock, tomando a frente dos palcos.

O movimento também incentivava a criação de zines, publicações amadoras no estilo faça-você-mesmo, que eram fotocopiadas e distribuídas em shows, eventos ou pelos correios, usadas como formas de comunicação entre as garotas. As zines abordavam uma variedade de tópicos feministas, frequentemente tentando explorar temas como sexismo, doenças mentais, distúrbios alimentares, abuso sexual e emocional, racismo, estupro, discriminação, violência doméstica, incesto, homofobia, entre outros assuntos. Eram uma forma de expressarem as suas opiniões e vontades sem censura.

Algumas zines Riot Grrrl: Bikini Kill, Runt, Girl Germs e Jigsaw.

As letras das músicas Riot Grrrl geralmente falavam de questões como estupro, violência doméstica, sexualidade, racismo, patriarcalismo, e empoderamento feminino. Supostamente, não deveria haver um líder para o movimento. Mesmo assim, a cantora Kathleen Hanna acabou sendo a grande figura deste, e sua banda, Bikini Kill, é geralmente vista como a banda riot grrrl “exemplar”. Outras bandas envolvidas no movimento foram: Bratmobile, Heavens to Betsy, Sleater-Kinney, L7, Excuse 17 e Emily’s Sassy Lime, nos Estados Unidos; Huggy Bear, Pussycat Trash e Skinned Teen, no Reino Unido. No Brasil, a Dominatrix é considerada a principal banda Riot Grrrl no país. A cena brasileira também contou com outras bandas, como as já extintas Bulimia e Kaos Klitoriano, e a ainda atuante, She Hoos Go.

Show da banda Bikini Kill, em 16 de novembro de 1991, em Washington DC. Organizado pela Positive Force DC para arrecadar fundos para uma organização de direito humanos filipina. Foto por Brad Sigal. 
Em 1991, no segundo volume da zine Bikini Kill, chamada Girl Power e escrita por Tobi Vail e Kathleen Hanna, foi publicado o Manifesto Riot Grrrl, que listava as razões do movimento ser necessário:

Clique para ampliar.
No blog Cabeça de Tédio você encontra uma tradução completa para o português do manifesto. Em 2013, para celebrar o lançamento do livro "Riot Grrrl Collection", Kathleen Hanna leu o manifesto que havia escrito aos 21 anos de idade:



As riot grrrls nunca desapareceram de verdade, apesar de membros originais do movimento terem se espalhado, criando novas bandas em novas gravadoras. É possível ver um "renascimento" do movimento, acontecendo em momentos diferentes, em países diferentes, com bandas novas, encontros, eventos e grupos online. Uma das coisas boas desse revival é que oferece uma oportunidade de tratar de questões problemáticas do início do movimento, como a falta de inclusão de pessoas de cor (POC) e trans.

----------

Espero que tenham gostado dessa pequena introdução e que acompanhem as próximas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário